ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR ARNO NIENOW
Profª Sheila da Silva
A proposta de produção escrita aplicada com a turma pertence à Seção 1: O conhecimento intuitivo de gêneros. A Seção sugere que cada aluno elabore sua própria biografia, na terceira pessoa.
Como atividade introdutória à produção textual, lemos uma biografia do Luís Fernando Veríssimo, autor cujos textos já tínhamos lido e discutido em aula. Após, os alunos ouviram a biografia apresentada na Seção 1 do TP3, de Carlos Drummond de Andrade. Finalizadas as leituras, tecemos comentários sobre as características observadas nesse gênero, observações que serviram para dar suporte na produção dos textos dos alunos.
Por fim, todos foram instigados a escrever a sua própria biografia, na terceira pessoa.
Considerando que as aulas de Português da semana ficaram comprometidas em função de um feriado e de um evento que ocorre anualmente na Escola (a Multifeira), a atividade foi desenvolvida em casa e não em sala de aula. Os resultados da produção pouco atenderam às expectativas e, talvez, isso se deva ao fato de a atividade não ter sido realizada em sala de aula, com o acompanhamento da professora durante o processo. Também há que se considerar que a turma, em grande parte das propostas avaliativas, apresenta, normalmente, baixo rendimento.
Na devolução dos textos, foi possibilitado aos alunos que lessem ou comentassem a sua produção. Como fato previsível, uma única aluna, após certa insistência, fez a leitura de seu texto.
A aplicação do projeto com esta turma se dá, justamente, por ser mais uma tentativa diferente de fazer com que os alunos aperfeiçoem sua produção textual e sintam-se mais motivados à prática da escrita e, inclusive, às aulas de Português.
Profª Sheila da Silva
A proposta de produção escrita aplicada com a turma pertence à Seção 1: O conhecimento intuitivo de gêneros. A Seção sugere que cada aluno elabore sua própria biografia, na terceira pessoa.
Como atividade introdutória à produção textual, lemos uma biografia do Luís Fernando Veríssimo, autor cujos textos já tínhamos lido e discutido em aula. Após, os alunos ouviram a biografia apresentada na Seção 1 do TP3, de Carlos Drummond de Andrade. Finalizadas as leituras, tecemos comentários sobre as características observadas nesse gênero, observações que serviram para dar suporte na produção dos textos dos alunos.
Por fim, todos foram instigados a escrever a sua própria biografia, na terceira pessoa.
Considerando que as aulas de Português da semana ficaram comprometidas em função de um feriado e de um evento que ocorre anualmente na Escola (a Multifeira), a atividade foi desenvolvida em casa e não em sala de aula. Os resultados da produção pouco atenderam às expectativas e, talvez, isso se deva ao fato de a atividade não ter sido realizada em sala de aula, com o acompanhamento da professora durante o processo. Também há que se considerar que a turma, em grande parte das propostas avaliativas, apresenta, normalmente, baixo rendimento.
Na devolução dos textos, foi possibilitado aos alunos que lessem ou comentassem a sua produção. Como fato previsível, uma única aluna, após certa insistência, fez a leitura de seu texto.
A aplicação do projeto com esta turma se dá, justamente, por ser mais uma tentativa diferente de fazer com que os alunos aperfeiçoem sua produção textual e sintam-se mais motivados à prática da escrita e, inclusive, às aulas de Português.
Nenhum comentário:
Postar um comentário