
Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Arno Nienow
Relatório VI
A Unidade do TP5, selecionada para ser desenvolvida em aula, corresponde à Unidade 18, que trata da Coerência textual e a seção a que pertence a atividade é a 3: As partes do todo.
Considerando o trabalho em andamento sujo objeto de estudo era a obra literária de Cristina Porto, Trabalho Infantil – o difícil sonho de ser criança, valemo-nos de uma HQ de Iotti, intitulada Criança esperança. O tema da história apresentada nos quadrinhos vem ao encontro do assunto abordado na obra de Cristina Porto; entretanto, sob o tom humorístico, característico de Iotti. O interessante da atividade, além de exigir a construção da coerência textual, é correlacionar gêneros textuais diferentes.
Em um primeiro momento, os alunos receberam o texto com as falas de quatro balões faltosas. A partir do contexto das imagens e dos balões cujas falas foram preservadas, os alunos deveriam redigir as falas dos balões me branco. A atividade despertou a concentração dos alunos, uma vez que a figura simpática da personagem Radicci já havia sido apresentada, em outra ocasião, a eles. Conhecer previamente a personagem e suas características foi aspecto importante para a construção do texto. Observou-se, a partir das produções, que os alunos conseguiram apreender o fio condutor da história; no entanto, foi complexo conferir o tom humorístico ao texto.
Após a leitura das produções dos alunos, a professora fez uma tentativa de apresentar a HQ na íntegra, com o auxílio do retroprojetor. Infelizmente, devido ao problema da lente do projetor, a HQ teve de ser apenas lida pela professora. O humor do texto não foi depreendido pela maioria, considerando sua complexidade. Então, juntamente com a turma, a professora orientou os alunos a atingirem a compreensão necessária.
Por fim, foi solicitada a redação de uma narrativa. A tarefa consistiu em transformar a linguagem de quadrinhos em um texto narrativo. Tal atividade não exige criatividade, tampouco atenção aos elementos que compõem esse gênero textual, uma vez que a HQ já oferece esses quesitos. Todavia, há de se ter um cuidado especial nessa transformação, uma vez que a idéia do texto deve ser transposta de maneira que ele se torne fiel à história ilustrada e que preserve o seu tom humorístico, elemento chave da HQ. Como sugestão, a professora orientou os alunos a, após concluída a redação, procurarem leitores para o seu texto que desconhecessem a HQ. Dessa forma, seria possível observar se o objetivo de preservar o humor do texto foi atingido. Caso não, teria de se refletir sobre quais mudanças teriam de ser feitas para esclarecer a história.
Nossa, Sheila, teu blog está ficando incrível!! Adorei a foto dos teus alunos e que legal que tu conseguiste postar o material e as informações do trabalho que tu havias nos mostrado no encontro referente ao TP5, unidade 18. Estou louca de curiosidade para saber como tu colocaste o calendário... Amei! São os detalhes dos trabalhos e a forma como a pessoa apresenta seus resultados que demosntra o quanto és emepnhada e envolvida em tudo que realizas. Estás de parabéns! Tu e a Débora estão, literalmente "matando a pau!".
ResponderExcluirBeijão!