
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR ARNO NIENOW
Relatório VII
A atividade 17 da Seção 3 do TP5 foi a selecionada para dar continuidade ao trabalho com a progressão textual. A proposta consiste em desenvolver previamente uma dinâmica coletiva que proporcione suporte para a produção narrativa sugerida.
A motivação iniciou com a proposta de se criar uma história cujo assunto seria definido pela turma. Considerando que surgiram três assuntos diferentes, o mais votado foi aquele com o qual trabalharíamos: férias.
Inicialmente, foram distribuídas cinco tiras de papel a cada aluno, que deveriam ser preenchidas com as cinco respostas cujas perguntas estavam no quadro: a) O que aconteceu? b) Onde aconteceu? c) Quando aconteceu? d) Quem foram os envolvidos? e) Qual foi o desfecho da história?
Todas as respostas foram separadas e cada aluno deveria retirar uma resposta de cada pergunta. Após, de posse de todas as cinco respostas, foi sugerida a escrita de uma história. A narrativa deveria conter as informações das tiras, interligadas por mecanismos coesivos para que tivesse sentido.
A atividade causou um tumulto saudável na turma. Todos, após a retirada das tiras embaralhadas, queriam comentar com o colega as respostas sorteadas. Os alunos se envolveram na atividade e demonstraram entusiasmo no seu decorrer. A ideia de interligar as partes, valendo-se de elementos de coesão, gerou polêmica e desacomodou os alunos.
Escrever textos é uma tarefa árdua e considerada, pela maioria dos alunos, difícil. “Eu não sei escrever” é frase incorporada no vocabulário de muitos dos nossos alunos. Possibilitar atividades como essas permite um encontro prazeroso do aluno com a escrita. A proposta de redação desta Unidade resultou em textos narrativos muito bem desenvolvidos.
Como é bom encontrar professoras que valorizam a escrita! O trabalho com o Gestar nos tem permitido aplicar toda essa sede de produção e aprimoramento com os alunos, não é Sheila? Estou encantada com tuas propostas e material.
ResponderExcluir