Um país se faz com homens e livros. Monteiro Lobato

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Relatório VIII

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR ARNO NIENOW

Relatório VIII

O trabalho que enfoca a argumentação e a linguagem, selecionado para ser descrito neste relatório, faz parte da Unidade 21 do TP6, Seção2: A tese e seus argumentos. A atividade é a de número 14.
Para iniciar o assunto, foi solicitado aos alunos que trouxessem algum texto publicitário de revista e/ou jornal para a sala de aula. Em um primeiro momento, a ideia foi permitir que eles falassem livremente sobre o texto, sob orientação e questionamentos da professora. Concluída a atividade, foi apresentado à turma o texto publicitário cuja linguagem verbal “Nada de futuro. Eu quero o meu presente” vem acompanhada de uma menina, fantasiada de vidente, com as mãos sobre uma bola de cristal e um baralho de cartas ao lado. Abaixo, a logomarca “aero shopping, o shopping do aeroporto”. Esse texto faz parte da primeira atividade da seção 1, que enfatiza a construção da argumentação. Foram aplicadas questões do tipo: Que significados assume a palavra “presente” no texto? Qual desses significados está mais ligado ao texto visual? Por que nenhuma das duas linguagens (verbal e visual) é dispensável no texto? Qual é o objetivo principal desse anúncio?
A tarefa de produção textual dos alunos consistiu em escrever um texto argumentativo que tivesse os mesmos objetivos do texto publicitário. A fim de motivá-los, a professora propôs que todos relacionassem assuntos polêmicos e permitiu que os alunos se reunissem em duplas durante 15 min para trocarem idéias e debaterem o assunto, elencando alguns argumentos. Após, cada aluno escreveu seu texto individualmente. Foi um atividade que surpreendeu pelo cuidado que os alunos demonstraram ao escrever: valeram-se de um vocabulário formal, organizado em frases coerentes e idéias bem fundamentadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário