ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR ARNO NIENOW
Relatório VIII
O trabalho que enfoca a argumentação e a linguagem, selecionado para ser descrito neste relatório, faz parte da Unidade 21 do TP6, Seção2: A tese e seus argumentos. A atividade é a de número 14.
Para iniciar o assunto, foi solicitado aos alunos que trouxessem algum texto publicitário de revista e/ou jornal para a sala de aula. Em um primeiro momento, a ideia foi permitir que eles falassem livremente sobre o texto, sob orientação e questionamentos da professora. Concluída a atividade, foi apresentado à turma o texto publicitário cuja linguagem verbal “Nada de futuro. Eu quero o meu presente” vem acompanhada de uma menina, fantasiada de vidente, com as mãos sobre uma bola de cristal e um baralho de cartas ao lado. Abaixo, a logomarca “aero shopping, o shopping do aeroporto”. Esse texto faz parte da primeira atividade da seção 1, que enfatiza a construção da argumentação. Foram aplicadas questões do tipo: Que significados assume a palavra “presente” no texto? Qual desses significados está mais ligado ao texto visual? Por que nenhuma das duas linguagens (verbal e visual) é dispensável no texto? Qual é o objetivo principal desse anúncio?
A tarefa de produção textual dos alunos consistiu em escrever um texto argumentativo que tivesse os mesmos objetivos do texto publicitário. A fim de motivá-los, a professora propôs que todos relacionassem assuntos polêmicos e permitiu que os alunos se reunissem em duplas durante 15 min para trocarem idéias e debaterem o assunto, elencando alguns argumentos. Após, cada aluno escreveu seu texto individualmente. Foi um atividade que surpreendeu pelo cuidado que os alunos demonstraram ao escrever: valeram-se de um vocabulário formal, organizado em frases coerentes e idéias bem fundamentadas.
Este blog foi criado com fim educativo no intuito de divulgar o trabalho desenvolvido em sala de aula, com as turmas de 6º ao 9º ano do EF, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Arno Nienow, situada no município de Dois Irmãos/RS. Além de tornar público o trabalho dos alunos, este espaço é um meio de disponibilizar aos alunos informações referentes à disciplina com a finalidade de oferecer um ensino à distância que extrapole os limites da sala de aula.
Um país se faz com homens e livros. Monteiro Lobato
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário