Um país se faz com homens e livros. Monteiro Lobato

domingo, 11 de abril de 2010

Relatório XII

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR ARNO NIENOW


A proposta do programa Gestar abriu um grande leque de ideias e reflexões acerca do trabalho com a linguagem em sala de aula. A partir das discussões sobre as propostas apresentadas nos cadernos e aplicadas, aprimoramos e qualificamos nosso trabalho com projetos.
Priorizando a leitura em sala de aula, a criação do projeto que apliquei nas turmas partiu da leitura e análise da obra de Cristina Porto, “Trabalho infantil: o difícil sonho de ser criança”. A seleção do título se deu em função da visita da escritora à Escola. Dentre as diversas atividades desenvolvidas, está a criação de uma paródia cujo tema seria o trabalho infantil. Os alunos reuniram-se em grupos de até 5 integrantes, criaram a letra, respeitando a estrutura do gênero poético, e pensaram em uma melodia que se adequasse ao ritmo e à cadência dos versos. Por fim, para o momento da apresentação, era permitido o acompanhamento de instrumentos musicais (os alunos do projeto de violão da Escola aproveitaram a oportunidade para mostrarem seu talento).
A proposta sugerida superou as expectativas. Além de se envolverem com afinco a ela, alguns alunos questionaram se iríamos, no próximo ano, repetir a atividade. Todo o projeto com a obra de Cristina Porto foi pensado cuidadosamente para valorizar questões que envolvessem a linguagem e seus mecanismos. Diferentes gêneros textuais foram contemplados; os alunos escreveram textos diversos e puderam divulgá-los em sala de aula.

Um comentário:

  1. A cada dia fico mais encantado com o trabalho desenvolvido pela professora Sheila e pelos seus alunos! Continuem com esse envolvimento e dedicação. Abraço da Dire

    ResponderExcluir