ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR ARNO NIENOW
Relatório 3
Profª Sheila da Silva
A terceira proposta aplicada à turma pertence à Unidade 11 (Tipos textuais) e Seção 1 (Sequências tipológicas: descrição e narração).
Felizmente, essa proposta veio complementar um trabalho sobre descrição que solicitava aos alunos, através de uma dinâmica de produção textual, a escrita de um texto descritivo.
Inicialmente, um aluno foi convidado a descrever para o restante da turma um objeto qualquer, sem revelar o nome antecipadamente. Era através da descrição que a turma deveria identificar o objeto pensado. Foram necessárias poucas características para que a turma descobrisse de qual objeto se tratava; a descrição fora óbvia demais. O segundo aluno convidado já observou, com antecedência, que a descrição deveria ser mais “rica” nos detalhes e menos óbvia. Foi uma conclusão bastante importante para dar sequência à atividade. Por fim, fiz a leitura da descrição de dois objetos para que os alunos os identificassem. Analisamos ambos os textos e evidenciamos elementos importantes de uma descrição. Por fim, os alunos foram convidados a escrever um texto, descrevendo um objeto de grande valor pessoal. Nessa atividade, o desafio seria dar o maior número de informações possíveis sobre o objeto, identificando-o apenas na última linha do texto.
Chamou a atenção o entusiasmo com que a turma participou da atividade: a grande maioria se envolveu e os comentários do final da aula foram “Que tri!”, “Lê mais um, pssora”.
Na aula da entrega dos textos, chamou a atenção o expressivo número de alunos que, espontaneamente, leram os seus textos. E os demais, os ouvintes, ficavam concentrados na tentativa de identificarem o objeto descrito.
Relatório 3
Profª Sheila da Silva
A terceira proposta aplicada à turma pertence à Unidade 11 (Tipos textuais) e Seção 1 (Sequências tipológicas: descrição e narração).
Felizmente, essa proposta veio complementar um trabalho sobre descrição que solicitava aos alunos, através de uma dinâmica de produção textual, a escrita de um texto descritivo.
Inicialmente, um aluno foi convidado a descrever para o restante da turma um objeto qualquer, sem revelar o nome antecipadamente. Era através da descrição que a turma deveria identificar o objeto pensado. Foram necessárias poucas características para que a turma descobrisse de qual objeto se tratava; a descrição fora óbvia demais. O segundo aluno convidado já observou, com antecedência, que a descrição deveria ser mais “rica” nos detalhes e menos óbvia. Foi uma conclusão bastante importante para dar sequência à atividade. Por fim, fiz a leitura da descrição de dois objetos para que os alunos os identificassem. Analisamos ambos os textos e evidenciamos elementos importantes de uma descrição. Por fim, os alunos foram convidados a escrever um texto, descrevendo um objeto de grande valor pessoal. Nessa atividade, o desafio seria dar o maior número de informações possíveis sobre o objeto, identificando-o apenas na última linha do texto.
Chamou a atenção o entusiasmo com que a turma participou da atividade: a grande maioria se envolveu e os comentários do final da aula foram “Que tri!”, “Lê mais um, pssora”.
Na aula da entrega dos textos, chamou a atenção o expressivo número de alunos que, espontaneamente, leram os seus textos. E os demais, os ouvintes, ficavam concentrados na tentativa de identificarem o objeto descrito.
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