Um país se faz com homens e livros. Monteiro Lobato

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Fazendo poesia...

Inspirados na canção "Vento, ventania", de Biquini Cavadão, os alunos dos 6ºs anos foram desafiados a criarem seu poema. Abaixo, os poemas selecionados pelas turmas:


VENTO VENTANIA


Vento, ventania
Me leve para
As sete maravilhas do mundo,
Onde eu tenha as minhas
Melhores lembranças
E aventuras.

Vento, ventania
Me leve para
Bem longe,
Onde o céu não seja o limite,
Que eu possa ser feliz
Como eu sempre quis.

Vento, ventania
Me leve para todas
As partes do mundo,
Mas me faça voltar,
Pois aqui é a minha terra,
Aqui é o meu lugar.

Vento, ventania
Me deixe em Dois Irmãos
Pois foi aqui que eu nasci,
E é aqui que eu
Vou passar a minha vida
Com muita alegria.

Aluna Laura Wagner - 63



Vento, ventania

Vento,ventania
me leve para
dar uma volta
de tapete mágico
pelo céu alegremente.

Vento,ventania
me leve para
tudo que é lugar.
O Cristo Redentor
vou olhar,
A natureza
quero belezar.

Vento,ventania
me leve para
os quatros cantos do mundo
para sentir:
o inverno da Antártida,
o verão da América,
o outono da Europa,
a primavera da Ásia
e a tristeza das famílias
pobres da Africa.

Vento,ventania
me leve para
o Brasil conhecer:
no sul é o frio,
no norte é só desmatamento,
no centro-oeste é as queimadas do calor,
no sudeste é só matança,
no nordeste é só calor, falta de água.

Vento,ventania
me leve para
ajudar as familias
da África que tudo falta
a comida, a casa
o dinheiro e o emprego,
e até sofrem,
vários tipos de preconceitos
como por exemplo:
ser negro,ser pobre,
ser magro e pedir esmolas.



Vento,ventania
me leve para longe
das pessoas que se matam
usando drogas.
Tem tantas coisas
legais no mundo
e ainda as pessoas
se matam e bebem.

Vento,ventania,
volte,pois
estou muito frustrado
por conhecer o mundo
perceber coisas humanas do mundo
que fazem de errado
para elas mesmas.

Vento,ventania
me leve, mas me faça voltar
para ver se tudo mudou.

Vento, ventania
Me leve mas me faça voltar.

Aluno Alan Felipe Dilkin - 61




VENTO VENTANIA
Vento ventania
me leve para as 7 maravilhas
do mundo, me leve a lugares
onde a vista é bonita e a
pessoas legais a conhecer.

Vento ventania
me leve para os 4
cantos do mundo, e de repente
até um quinto canto ainda não descoberto
me leve a um tornado de aventuras e emoções.

Vento ventania
me leve para todas
as partes do mundo,
mas me faça voltar ao meu lar
para o ar da minha tera respirar
com um oceano de emoçoes e aventuras a contar.

Vento ventania
me deixe em minha familia
e quem sabe um dia
voltar a viajar
neste mundo
que é meu lar.

Aluno: Matheus Gustavo - 61




VENTO, ME LEVA
Foi numa quarta
De manhã,quando acordei
Querendo voar.
Olhei pela janela e
Tive certeza do que queria.
Olhei e pensei,
O vento foi,
O vento veio
Será que o vento já
Percebeu,só resta agora
Eu ser ele.
Vou a Losangeles ,Paris
Nova Iorque e EUA,
Conhecer tudo por lá.
Agora que já conheço
Tudo,pensei.
O vento foi,
O vento veio
Só resta agora
Ele falar
Do mesmo jeito que
Você veio você vai
Voltar, e eu vou falar
Me leve mas me
Faça voltar.

Aluna:Tânia Backes - 61



Vento, Ventania

Vento, ventania
Me leve para
Um lugar,
Aonde desde pequena
Aprendi a gostar.

Me leve devagarzinho,
Me leve de mansinho,
Para que eu possa apreciar
Muitas belezas até o chegar.

Mas, de qualquer lugar que seja,
América, Europa ou França...
Que eu curta cada momento,
Até que seja uma lembrança.

Mesmo que eu for
Ir sentir o ar, e,
Por melhor que seja viajar...
Me leve , mas me faça voltar.

Aluna: Camila S. Trierweiler - 61




Meu vento ventania


Vento, ventania
Me leve para
O céu para eu
Poder voar e
Assim chegar aos
Países que eu gostaria
De visitar.

Me leve rápido
Por que o tempo
Não para de
Passar,
Quando eu
Chegar o tempo
Pode parar.

Mesmo que eu
Adore viajar
Me leve, mas me faça voltar.

Aluno: Thiago Trierweiler - 63

Nenhum comentário:

Postar um comentário